Seguidores

domingo, 8 de julho de 2007

LIVRO NOVO, NOVÍSSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!



SISTO, Celso. Mundaréu. Il. Rosinha Campos. São Paulo, Paulus, 2007. 32 p.


Este é o meu 30º livro! Caramba! Já acho grande essa produção! Comecei a publicar em 1994, o que acaba dando uma média de 2 livros ao ano. Mas houve um hiato aí na minha produção e no período em que dei aulas na UNOESC-Chapecó e fiz Mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina, fiquei sem publicar nada! Isso aconteceu de 2000 a 2005. O que não quer dizer que fiquei sem escrever!
Mundaréu é um dos textos de uma pesquisa que me foi encomendada. Em 2001 meu amigo Ernesto Rodrigues Abad, diretor do festival de narração oral das Ilhas Canárias, em Los Silos, me pediu que escrevesse algumas lendas indígenas para uma publicação na Espanha, num livro que ele iria organizar e coordenar. Iam ser 5 contos meus, 5 dele e 5 contos da contadora de histórias e escritora argentina Liliane Cinetto. Os textos seriam publicados em espanhol.
Mas, a coleção acabou não saindo e eu fiquei com este material guardado.

A editora Paulus me pediu um texto para a coleção Mistura Brasileira e eu mandei este, que deu origem ao livro Mundaréu. Os outros contos da minha pesquisa vão estar num livro da editora Cortez, que se chamará VOZES DA FLORESTA.

Mundaréu é baseado em uma reunião de lendas dos indios Tikuna e conta a história de como os brancos chegaram a povoar o mundo... As ilustrações de Rosinha Campos dão um toque de classe ao livro, que na minha opinião ficou muito bonito. Confira!

Nenhum comentário: