Seguidores

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

TRABALHO NOVO DE TEXTO E ILUSTRAÇÃO - UMA PRÉVIA

Terminei hoje, as ilustrações do meu novo livro da editora Larousse. O livro chama-se CRUZ-CREDO e é um livro de contos de terror. Nele reconto 4 histórias de vários lugares. Estão no livro: A bruxa desencantada; A noiva do diabo; O estranho cavaleiro; A procissão noturna. São histórias pra sentir medo ou ficar arrepiado.


O livro fará parte da Coleção "De boca em boca". Obedecendo ao padrão já adotado para a coleção, as imagens serão monocromáticas. Trabalhar sem poder usar uma ampla paleta de cores é um exercício difícil. O que conta são os claros e escuros, única nuance possível na impressão!

Mas mesmo assim, usei, nos originais, o máximo possível de tonalidades de verdes, que foi a cor que escolhi trabalhar. Gostei do resultado, no original. E agora, fico curioso para saber como ficará na impressão.



Para se ter uma idéia das ilustrações, vejamos uma imagem de cada uma das histórias:



ilustração para o conto "A bruxa desencantada", do livro Cruz-Credo, de Celso Sisto


Gostei muito de trabalhar com os brancos de fundo, como na ilustração acima.




Na segunda história usei umas imagens um pouco mais destorcidas e mais aquareladas. Gosto dessa brincadeira de variar, já que na primeira história eu tinha trabalhado com as cores mais vibrantes. O desafio neste conto foi criar novas imagens para uma história que já publiquei separada, num outro livro de 1999. Agora ela tinha que se adequar ao estilo também das outras histórias do livro. E necessariamente seriam menores do que no livro anterior.



(ilustração de Celso Sisto para o conto "A noiva do diabo", do livro CRUZ-CREDO!, de sua autoria)



Na terceira história, foi muito bom investir na expressão dos personagens e nos movimentos que designam ação. Talvez seja a história em que maior carga dramática aparece na expressão dos personagens. Foi a história mais difícil de fazer!





(ilustração de Celso Sisto para o conto "O estranho cavaleiro", do livro Cruz-Credo!)


E na quarta e última história do livro, brinco mais com a visão espacial.

(ilustração de Celso Sisto para o conto "A procissão noturna", do livro Cruz-Credo!, de sua autoria)

Foi uma delícia fazer esse livro, e depois de concluído vejo que as histórias têm bastante espaço externo e estão mais detalhadas, em termos de desenho. Curioso, pra mim, perceber, que tenho aprendido muito em relação ao desenho, uma vez que minha preocupação sempre foi mais com a parte plástica!

Para este livro, no total foram 33 ilustrações, mais a capa. A primeira história tem 6 ilustrações, a segunda, 8, a terceira, 11 e a quarta, 8. Ufa!

Foi, certamente, um exercício engrandecedor! Espero que a impressão seja boa também! Todo ilustrador sabe que, dependendo do tratamento dado ao material, a impressão pode se distanciar, e muito, dos originais!


É esperar pra ver! E torcer!

Um comentário:

Mariana disse...

Wow! Parabéns! Essa editora é muito conhecida, e como ilustrador vai ter bastante mais trabalho porque vai poder chegar a muito mais publico.