Seguidores

domingo, 21 de junho de 2009

LIVRO SOBRE ILUSTRAÇÃO DE LIVROS INFANTIS E JUVENIS

Celso Sisto, além de escritor de ficção e ilustrador, é também Doutorando em Teoria da Literatura, pela PUCRS. Como pesquisador da área de literatura infantil e juvenil tem publicado inúmeros ensaios para revistas acadêmicas, periódicos, obras teóricas e participado de livros organizados pelos mais renomados pesquisadores da área.
O seu ensaio, intitulado, “Um pouco de tudo: os materiais, as texturas, o impacto” acaba de sair no livro “A alma da imagem: a ilustração nos livros para crianças e jovens na palavra de seus criadores”, organizado por Lúcia Pimentel Góes (USP – Faculdade de Letras) e Jakson de Alencar, da editora Paulus.
O texto de apresentação do livro diz: “Nesta era dos avanços tecnológicos, nunca foi tão fundamental, tão essencial, a educação da sensibilidade. O olhar vendo, o olhar sendo. Os livros que unem palavra verbal e palavra imagem (ou múltiplas palavras) não podem ser lidos ignorando-se a ilustração, o espaço, a moldura, a linguagem grafotipográfica. Nesses elementos há diversas possibilidades de leitura, de fruição e de desenvolvimento da sensibilidade e do intelecto. Nesta obra, oito artistas (Ângela Lago, Cláudio Martins, Rogério Coelho, Alice Góes, Osney, Graça Lima, Celso Sisto e Luiz Maia) falam de seu olhar criador. A expressão visual, tema extremamente complexo, terá na explicitação das metáforas desses artistas um celeiro rico, convidando à seleção, experimentação, meditação. A antologia conta também com um texto de um editor de literatura para crianças e jovens, expondo sua visão sobre as imagens nos livros que edita, e de uma professora que desenvolve um excelente trabalho de leitura de imagem e formação de leitores na escola em que trabalha”.



Nenhum comentário: