Seguidores

sábado, 24 de outubro de 2009

OFICINA NO CIRANDAR


O Cirandar (Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais) é uma ong que tem como missão apoiar as redes de culturas buscando a inclusão social de crianças, jovens e adultos por meio do desenvolvimento de ações que promovam a integração social, a formação e a cultura.

Eles explicam:

"A vontade de contribuir para a dinamização de redes de pessoas, instituições e de parceiros que visem a promoção da inclusão social e cultural de comunidades em situações de vulnerabilidade ou risco social é que uniu o grupo de profissionais e pesquisadores com larga experiência em educação popular, comunicação cidadã e articulação em torno ao CIRANDAR".

Pois, ontem, 23 de outubro de 2009 estive eu, na sede da ong, dando uma oficina para os promotores de leitura. Foi uma oficina sobre A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS.
Conversamos sobre algumas questões técnicas, fizemos um relaxamento, apontamos elementos importantes nos fatos narrados a partir da nossa própria memória, dividimos o grupo em 2 grupos. E a partir do uso de um livro de imagem, cada grupo se preparou para contar a história, explorando os elementos TEXTO, CORPO e VOZ (incluindo recursos sonoros: musicalidade, ritmos, onomatopéias, etc.).

Vejamos os grupos trabalhando...

Lendo a história contida no livro

Ensaiando a história criada pelo grupo

Apresetando: a contação era coletiva, mas cada um narrava um pedaço da história!

Gostei muito dos mediadores de leitura, que vieram de vários pontos da cidade, desde bibliotecas situadas em vilas até os voluntários (funcionários) das lojas C&A. Aliás, o Instituto C&A é um dos parceiros da referida Ong, jutno com o Centro Cultura Companhia de Arte, que abriga a sede da Ong.

O grupo estava bem motivado, super interessado e o resultado do trabalho foi muito bom. Passamos uma tarde agradável e divertida.

Agradeço imensamente o convite e a maravilha de participar deste trabalho do CIRANDAR!!!!

Um comentário:

Cris disse...

Celso,
Foi imenso prazer participar de sua ofina no CIRANDAR. Suas obras nos encanta e sua arte nos inspira.
Um forte abraço.

Cris