Seguidores

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PROGRAMA ADOTE UM ESCRITOR 2009


Pois foi dada a largada!

Fui à primeira escola do Adote deste ano!

A Escola está situada na vila Bom Jesus. Uma escola grande, com aulas nos três turnos, chamada JOSÉ MARIANO BECK. Uma coisa curiosa: sempre pergunto para as crianças se eles sabem quem foi a pessoa que nomeia a escola onde eles estudam. Às vezes não sabem. Desta vez, sabiam!

Foi um deputado, acho que da área de Direito, e que foi morador da vila. Pelo visto, fez muito pelo lugar e ajudou na construção da Escola.

A escola trabalhou com os alunos vários dos meus livros. Alguns são sucesso absoluto: O VESTIDO, EMBURRADO, ELES QUE NÃO SE AMAVAM, TININHA CEREJA, O CASAMENTO DA PRINCESA... Esses tem sido os mais comentados pelas crianças.

E os professores fazem trabalhos muito criativos com as crianças. Cada coisa emocionante! Vi uma série de varais com ilustrações feitas pelos alunos, para o livro O VESTIDO. Ouvi até um depoimento de uma das professoras, sobre essa roupa mágica, que teria o poder de fazer com que eles, ao usarem-na, se sentissem poderosos, valorizados, melhores, etc... Comovente! Ela me contou de um aluno que se sentia assim no dia em que ia para a escola com a camisa do seu time: virava um craque, coisa que ele só parecia ser no ato mágico de vestir essa roupa investida de poder transformador! Gostei!

O encontro foi dividido em 3 momentos, e em cada um deles contei uma história. Eu estava particularmente com a corda toda neste dia e me diverti muito no meio das crianças. Sinto-me tão útil fazendo isso, sinto-me tão cheio de afeto, recebido deles e multiplicado, por causa deles, nas histórias que reparto com eles! E com certeza, volto pra minha casa, mais feliz, mais humano. Talvez eles não saibam que eu sou o verdadeiro presenteado nestas ocasiões. Só posso agradecer, com o coração transbordando! Principalmente aos abnegados professores, que fazem coisas do arco-da-velha com tão poucos recursos. E o brilho no olho? De professores, serventes, alunos, comunidade? São esses raiozinhos do olhar que fazem a gente brilhar, de emoção e de gratidão!

Vejam alguns dos trabalhos que os professores fizeram:

1) O álbum OS DESEMBURRADOS, a partir do meu livro EMBURRADO



















2) A criação dos bonecos ALBERTO e BERNARDO, personagens do livro ELES QUE NÃO SE AMAVAM























3) Um maravilhoso álbum, feito pelos alunos e professores, cheio de lembrancinhas, bilhetes de cada aluno, fotos, cd com depoimentos, poemas coletivos - uma maravilha!

A turma A21 até fez um poema, RECEITA PARA DESEMBURRAR, baseado no meu livro EMBURRADO:

"Tá emburrada?
Bota o dedo na tomada!
Ficou de castigo?
Não vai brincar com o amigo.
Deixou comida no prato?
Vai morar no mato.
Chuva o dia todo?
Só pra criar lodo.
Menino, vá tomar banho!
Se não eu apanho.
Chega de tevê!
Vai virar Saci-Pererê.
Menino larga esta bola,
Vai direto para escola".

Um beijo bem grande, cheio de histórias, pro pessoal da MARIANO BECK!!!!

Nenhum comentário: