Seguidores

terça-feira, 6 de julho de 2010

ALTO NÍVEL DE DISCUSSÕES NO AIAIÁ CLUBE DO LIVRO 1/2010

eu, Gisele, Raul, Iara, Judith, Catherine e Aline

Encerramos hoje as atividades do primeiro semestre de 2010 do AIAIÁ CLUBE DO LIVRO - grupo de leitura e discussão das obras clássicas de literatura infantil e juvenil.


Esse grupo é sempre uma grata surpresa. Os participantes são super comprometidos, estudiosos e, sobretudo, grandes leitores.


Nossos encontros acontecem quinzenalmente, na PUCRS, em Porto Alegre, no Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (CELIN), 2º andar do prédio de Letras. Em média, lemos 7 obras por semestre. Neste primeiro semestre de 2010 lemos as seguintes obras:


1. O corcunda de Notre Dame (Victor Hugo)

2. As aventuras de Pinóquio (Carlo Collodi)

3. Viagem ao Centro da Terra (Julio Verne)

4. O livro da Selva (Rudyard Kipling)

5. Caninos Brancos (Jack London)

6. Tarzã (Edgar Rice Burroughs)

7. Peter Pan e Wendy (James M. Barrie)


E as discussões foram sempre tão ricas, tão estimulantes a ponto de sairmos dos encontros querendo ler outras obras de cada um desses autores. E as reflexões muitas vezes seguem produzindo efeitos, depois de cada encontro. Muitas vezes continuamos atrás de outros livros, outras leituras complementares, outras obras.

O blog aiaiaclubedolivro.blogspot.com nos auxilia exatamente nisso: para continuarmos colocando à disposição do grupo outros materiais de leitura sobre aquele autor ou sobre aquela obra discutida. Ou até para ampliarmos as discussões do que não deu tempo de conversar. Ou continuarmos a provocar uma ou outra polêmica.

Eu, como coordenador do grupo, como professor, como leitor, como colega de estudos desses amantes da literatura infantil e juvenil, me sinto muito gratificado com esse trabalho.


A discussão de hoje, da obra PETER PAN & WENDY girou em torno de questões muito ricas:


- crescer ou não?

- as relações maternais

- as instituições inglesas (Bolsa de Valores, A família; Os vizinhos; Meninos x Meninas; Machismo, etc.)

- a necessidade das histórias para o desenvolvimento da criança

- o amor sublimado

- a presença do narrador na história

- o enigma da existência de Peter Pan


Claro que não fechamos nenhuma questão. Claro que não esgotamos o livro. Claro que nisso tudo prevalece a nossa leitura afetiva misturada com umas pinceladas mais científicas, pensando a literatura como arte e como estudo. E que bom que é assim! Não há nota, não há cobrança de trabalhos, exatamente porque nos encontramos pelo prazer de lermos e comentarmos essas deliciosas obras. Mas não pensem que isso é feito de forma tão solta. Temos um roteiro de discussão a cumprir (de maneira flexível, claro) e temos um compromisso com a leitura. Que bom se a literatura na ESCOLA pudesse ser sempre assim!


Acabou um semestre, certo! Mas já começamos hoje mesmo a preparar as leituras do próximo semestre. Que serão:


1. ROBINSON CRUSOÉ, de Daniel Defoe

2. AS VIAGENS DE GULLIVER, de Jonathan Swift

3. AS AVENTURAS DE OLIVER TWIST, de Charles Dickens

4. CANÇÃO DE NATAL, de Charles Dickens

5. AS MENINAS EXEMPLARES, da Condessa de Segur

6. MULHERZINHAS, de Louise Mary Alcott

7. CORAÇÃO, de Edmond de Amicis


Ficou com vontade de participar? Aceitamos novos leitores. No próximo semestre estaremos nos reunindo às terças-feiras, de 14h às 16h, sempre de 15 em 15 dias, a partir de 3 de agosto de 2010. As inscrições para novos participantes podem ser feitas através do e-mail: contadoresdehistorias@pucrs.br

Até lá, já estou com saudades!

Nenhum comentário: