Seguidores

domingo, 29 de julho de 2012

FACCAT - LITERATURA INFANTOJUVENIL - PLANO DE CURSO




FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA


Disciplina: Literatura Infantojuvenil

Código: 2620/2134   Créditos: 4   Horas: 60  Semestre: 2012/2

Curso: Letras-Licenciatura-Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e Pedagogia-  Licenciatura

Ementa
Conceito. Literatura infanto-juvenil, educação e a formação do leitor. Dinâmicas em literatura infantil e juvenil. Contos de fadas, histórias, parlendas. Poemas. Fábulas. Lendas.

Objetivos
Promover a reflexão sobre as diferentes visões acerca da literatura infantil brasileira e universal, possibilitando que os alunos desenvolvam uma postura crítica frente à literatura produzida atualmente, incentivando a reflexão e promovendo o conhecimento sobre contos de fadas, mitos, poesias, fábulas, lendas.

Conteúdos
Conceito de Literatura Infantojuvenil. As formas textuais mais exploradas pela literatura infantojuvenil. O conto como gênero predominante. Panorama Histórico da Literatura Infantojuvenil Universal. Especificidades da linguagem da literatura infantojuvenil. A ideologia nos livros infantojuvenis. A ilustração dos livros infantojuvenis. Panorama Histórico da Literatura Infantojuvenil brasileira. Releitura dos clássicos. Critérios de seleção e análise. A crítica da literatura infantojuvenil. Outros produtos culturais para crianças. A arte de contar histórias. A biblioteca ideal e as ambiências de leitura. A poesia infantojuvenil.

Metodologia
- Aulas expositivo-dialogadas
- Trabalhos em grupo

Avaliação
Prova escrita, elaboração de material didático.

Bibliografia Básica
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. São Paulo: Amarilys, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos, mitos, arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2008.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT,Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo, Cosac Naify, 2011.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Bibliografia Complementar
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2006.
BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1986.
CADERMATORI, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 
CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. Fadas no divã. Porto Alegre: Artmed, 2006.
LAJOLO, Marisa; CECCANTINI, João Luís. (Orgs.) Monteiro Lobato, livro a livro. São Paulo: UNESP, 2008.
COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba, Ibpex, 2007.
TURCHI, Maria Zaira; SILVA, Vera Maria Tietzmann (orgs.). Literatura infanto-juvenil: leituras críticas. Goiânia: UFG, 2002.


Prof. Dr. Celso Sisto Silva                                                                     Taquara, julho de 2012

Um comentário:

Neiva Meriele disse...

Oi Celso, estou seguindo seu blog.

Sou escritora Neiva Meriele, de São Francisco de Paula, moro pertinho de Caxias, autora do romance A Hora da Verdade e ficaria feliz em manter contato com escritores gaúchos também.
Se quiser conhecer meu blog:
http://www.neivameriele.blogspot.com.br/

e meu livro está a venda no site da Perse:

http://perse.doneit.com.br/paginas/DetalhesLivro.aspx?ItemID=779