Seguidores

terça-feira, 20 de novembro de 2012

DA SÉRIE "ALGUMA COISA ACONTECE..." - 57





(Texto Celso Sisto; imagem: tecido com símbolos africanos)

57. Consciência! São muitos os rios da minha brasilidade, eu sei. Mas hoje quero navegar o Nilo, o Congo, o Kagera, o Niger, o Zambezi. São essas águas turbilhantes que movimentam as histórias. Quero ouvir a voz das águas! A voz das águas! E as canções dos ancestrais, e os rumorejos festivos dos griôs. Quero ouvir tudo! Meu chi há de gostar! E embalado pelas crianças que estarão anunciando a lua nova, comeremos o inhame sagrado. Saudaremos esse dia: Zumbi, possa o teu rosto, ao encontrar-se redondamente com o meu, alargar o coração do mundo! Trago terra nas mãos e a lembrança do fogo. Nossos rios estarão sempre murmurando: força, beleza, sabedoria; força, beleza, sabedoria; força, beleza, sabedoria...Condição para fazer novo dia!

20.11.2012


Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo texto, Celso! Devo a você o gosto que hoje tenho pelos mitos e lendas africanas!

Ah! Fiquei muitíssimo feliz ao receber o atual número do "Ler é saber", todo só com histórias suas! Maravilhoso!!

Sucesso sempre!

Bruna