Seguidores

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

MEU LIVRO "O ACAÇÁ DE CADA UM", da editora GALERA RECORD




O ano está começando. Há ainda escolas e professores definindo os livros que serão lidos pelos alunos. Por isso, deixo aqui a dica do meu livro "O acaçá de cada um", com ilustrações de Andrea Ebert, editora Galera Record, 2012.

O livro, lançado no finalzinho de 2012, é ainda resultado da minha pesquisa para a tese e da minha paixão pelos contos tradicionais africanos. Reconto no livro 3 histórias do oeste-africano, provenientes dos falantes da língua fon. São narrativas que fogem do padrão "universalizado" do "e foram felizes para sempre...". E são uma ótima pedida para o trabalho com a literatura africana na sala de aula, claro, mediado por um professor leitor crítico e atuante!

As histórias do livro são:

1. A menina doce (conto da antiga Costa dos Escravos, recontado pelo autor)
2. Rafik (conto popular da Argélia, recontado pelo autor)
3. O destino de Messan (conto da antiga Costa dos Escravos, recontado pelo autor)

Veja o que diz a sinopse da editora:

Sinopse: Neste livro, Celso Sisto reuniu histórias que fogem um pouco desse padrão do final feliz e do “foram felizes para sempre”! A violência, a crueldade, a vingança, a desmedida, a esperteza, por mais que sejam considerados negativos e maus exemplos, fazem parte da vida também. As histórias africanas não ignoram isso, afinal, contar também é uma maneira de chamar a atenção, de denunciar, de colocar todo mundo pra pensar (e, quem sabe, debater?). O livro traz 3 histórias recontadas pelo autor. Acaçá, palavra de origem jejê, quer dizer, de modo geral, o alimento de cada um, a comida ritual.

Nenhum comentário: